Olhar Comum » Arquivo » chico mello, 20 anos entre janelas – música experimental de 1987 a 2007

chico mello, 20 anos entre janelas – música experimental de 1987 a 2007

chicomello_20anosentrejanelas_foto_gilsoncamargo_mon_curitiba21_01_2012

Radicado há 23 anos na Alemanha, o compositor curitibano Chico Mello retornou a cidade natal para o lançamento do CD “20 anos entre janelas – música experimental de 1987 a 2007″. O evento aconteceu no dia 21 de janeiro, no auditório do Museu Oscar Niemeyer (imagem acima), integrando a programação da Oficina de Música de Curitiba. Além de conversa com o artista, houve a exibição da ópera “Destino das Oito”, sessão de autógrafos e venda de CDs.

chicomello_foto_gilsoncamargo20101Durante a gravação de ” Novela Instrumental”, na Capela Santa Maria, Curitiba 2010.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

CLIQUE E OUÇA – Novela Instrumental
Composição: Chico Mello
Com Rodrigo Capistrano, sax soprano; Maria Ester Brandão, violino; Marcelo Lemos da Silva, viola; Jamil Bark, fagote; Sérgio Albach, clarone; Maria Helena Carvalho Salomão, contrabaixo; Carlos Alberto Assis, piano; Paulo Demarchi, percussão.

Essa coleção de CDs pretende tornar acessível ao público uma parte do que venho desenvolvendo há mais de 20 anos em música experimental.

O título se refere a entre janelas é uma peça que não aparece registrada aqui, apenas sua parente próxima, Serenata para Espinosa, na qual coexistem mundos sonoro-gestuais heterogêneos e quase incompatíveis. No entanto, a estrutura reiterativa que os articula desloca a percepção para o fundo que os envolve: a eternidade da experiência do tempo, o vão entre os eventos. Para mim, uma boa metáfora para o deslocamento de minha percepção no meu constante deslizar entre mundos heterogêneos: música experimental e música popular, corporalidade e teoria, Alemanha e Brasil, intimidade e outridade.

Dentre as peças que escrevi entre 1987 e 2007/08 escolhi as que me pareceram mais representativas daquilo que tem me movido internamente. As peças estão agrupadas em três CDs – ou três janelas – que abrem três distintas perspectivas de composição. No CD 1 – SOLO/CÂMARA/ORQUESTRA, a formação instrumental é o ponto de partida. No CD 2 – MAL-ENTENDIDOS MULTICULTURAIS, o ponto de partida é a existência paralela de culturas sonoras díspares. No CD 3 – MÚSICA INSTRUMENTAL CÊNICA, o foco oscila entre o som e a gestualidade, a corporalidade da performance musical.

Uma parte dos registros fonográficos provém de gravações ao vivo de estréias na Alemanha, outra de produções em estúdio realizadas em Curitiba. Essa heterogeneidade geográfica e de produção, além de seu aspecto biográfico, é também um convite a um passeio pelo vão entre os sons, entre os tempos, entre os lugares.

Chico Mello, Los Angeles, abril de 2011.

chico mello
Skype com Octavio Camargo, Los Angeles/Curitiba, abril de 2011.

Este projeto teve o incentivo da Fundação Cultural de Curitiba através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, com patrocínio da Volvo do Brasil.

Ficha técnica:
Gravado e mixado por Gramofone+Musical (www.gramofone.com.br)
Técnicos de gravação e edição: Alvaro Ramos, Fred Teixeira e Rogério Naressi
Assistência: Diego Plaça
Técnicos de mixagem: Rogério Sabatella e Rogério Naressi
Mixagem: Chico Mello e Rogério Sabatella
Textos e tradução: Chico Mello
Revisão de tradução: Susan Herbert, Craig Havens e Octavio Camargo.
Fotografias , projeto gráfico e editoração: Gilson Camargo/Supera Editorial
Impressão: Maxigráfica
Idealização e coordenação do projeto: Mara Fontoura e Paulo Demarchi
Marketing Cultural: Gramofone+Cultural
Contato: chicomello@gmx.net



Deixe seu comentário

Ao acessar, percorrer e utilizar o site www.gilsoncamargo.com.br e seus sub-domínios, você estará aceitando as condições e termos aqui expressos, sendo responsável único e exclusivo, perante terceiros, sobre a (i) veracidade, (ii) legalidade, (iii) exatidão e (iv) boa-educação das informações que prestar e gerar nas caixas de comentários, isentando o mantenedor da página, de forma irrevogável e irretratável, de qualquer reclamação oriunda do mau-uso da página, pelo usuário. Se tiver qualquer dúvida a respeito de tais atributos, não comente.