Olhar Comum » Arquivo » a ciclofaixa de lazer e a bicicletada – curitiba/pr

a ciclofaixa de lazer e a bicicletada – curitiba/pr

ciclofaixaxbicicletada_curitiba23_10_2011_foto_gilsoncamargo3
Rua Tibagi, entre Marechal Deodoro e XV de Novembro, no Centro de Curitiba.

Cerca de 300 ciclistas protestaram ontem pela manhã contra o Circuito Ciclofaixa de Lazer, inaugurado pela Prefeitura de Curitiba no fim de semana. O circuito, com quatro quilômetros de extensão, foi criado para oferecer, em determinados dias e horários, vias exclusivas para bicicletas em ruas centrais da capital paranaense. Mas as faixas foram pintadas do lado esquerdo da via de rolamento, contrariando o que está previsto no artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro. Em protesto, os manifestantes ignoraram a demarcação e circularam pelas pistas da direita, pedindo também o funcionamento de ciclofaixas todos os dias da semana.

O chefe de gabinete da prefeitura de Curitiba, José Andreguetto, afirma que o município não tem condições de operar a ciclofaixa de lazer semanalmente, por falta de estrutura e pessoal. Segundo ele, agentes de trânsito e guardas municipais já estariam envolvidos com outros eventos do calendário da cidade, o que impediria a operacionalização semanal da estrutura.

O casal Guilherme Langner, 27 anos, e Karina Rafailov, 24, aprovou a novidade. Os dois passaram a tarde estreando a ciclofaixa. “Agora é expandir e melhorar as ciclovias existentes”, afirma Guilherme. O casal usa a bicicleta eventualmente para trabalhar. Em média, utilizam o veículo quatro dias por semana. “Pedalamos sempre. A ciclofaixa é um primeiro passo importante”, conta o rapaz.

Texto: Gazeta do Povo/Paraná, 24/10/2011

Enfim, após anos de Bicicletada reivindicando investimento em estrutura para a mobilidade urbana, é com muita insatisfação que recebemos a primeira proposta do poder público para a Bicicleta.

A nova ciclofaixa que será inaugurada no próximo dia 23/10/2011 possui 4 km de extensão, e não tem um plano de metas apresentado em seu projeto de expansão, trata-se de um circuito fechado no centro da cidade, e o pior: funcionará somente uma vez por mês.

Lembramos que as ciclovias de Curitiba possuem um papel recreativo e não interligam os pontos de grande trânsito da cidade, além de se encontrarem em péssimo estado de conservação.

Com isso, a atual estrutura cicloviária (esta ciclofaixa mais as ciclovias) não favorece substancialmente um projeto de mobilidade urbana sustentável, que venha a fazer com que as pessoas definitivamente usem a bicicleta no cotidiano para se locomover de modo geral nas atividades do dia a dia.

Chamada para o evento Bicicletada Curitiba Extra 23/10: Por Uma Ciclofaixa de Verdade.



9 comentários para “a ciclofaixa de lazer e a bicicletada – curitiba/pr”

  1. Repercussão da Bicicletada Extra: “Por Uma Ciclofaixa de Verdade” | bicicletada curitiba disse:

    […] “Olhar Comum”, do Gilson Camargo: ciclofaixa de lazer, a bicicletada e a desobediência civil (com uma foto panorâmica […]

  2. Thiago Moreira disse:

    Que foto!
    Como diz o Plá: “Pra andar de bicicleta tem que ter moral…”
    Chupa Ducci!

  3. Ana Caldas disse:

    Fotaça! Na hora certa!
    No mais…aguardar que a polêmica se resolva e a cidade de Curitiba se transforme um dia numa cidade mais livre, mais a pé do que de carro, mais de bicicleta e menos politicagem.

  4. Giselle Corrêa disse:

    Mandou muito bem, Gil, como sempre.

    Engraçado é perceber que há algumas pessoas na cicloFarsa. Devem ser aquelas que a prefeitura angariou para a “inauguração à direita”.

  5. SergioRDG disse:

    Muito legal a foto, parabéns, mostra como alguma coisa está fora da ordem nessa ordem das coisas…

  6. Alexandre C. N. disse:

    Gilson,

    Maravilhosa a foto. Um olhar privilegiado de um momento histórico da sociedade civil de Curitiba!
    Parabéns pelo click.

    abraço,
    Ale.C.N.

  7. Gilson Camargo: Ciclofaixa e a Bicicletada « Curitiba é um copo vazio cheio de frio disse:

    […] Acesse a postagem na íntegra! Like this:LikeBe the first to like this post. […]

  8. Olhar Comum » 4° Leilão Show Farol Galeria de Arte – Curitiba/PR disse:

    […] 22 – Gilson Camargo A ciclofaixa de lazer e a bicicletada, 2011 Fotografia, 60 x 90 cm. Link para publicação de referência – http://www.gilsoncamargo.com.br/blog/ciclofaixa-de-lazer-x-bicicletada-a-desobediencia-civil/ […]

  9. Ligia B Borba disse:

    O grande fotógrafo faz a foto do lugar certo. Uns chamam de ponto de vista. Acho que é: vista do ponto.

Deixe seu comentário

Ao acessar, percorrer e utilizar o site www.gilsoncamargo.com.br e seus sub-domínios, você estará aceitando as condições e termos aqui expressos, sendo responsável único e exclusivo, perante terceiros, sobre a (i) veracidade, (ii) legalidade, (iii) exatidão e (iv) boa-educação das informações que prestar e gerar nas caixas de comentários, isentando o mantenedor da página, de forma irrevogável e irretratável, de qualquer reclamação oriunda do mau-uso da página, pelo usuário. Se tiver qualquer dúvida a respeito de tais atributos, não comente.