Olhar Comum » Arquivo » mestre ariano – o sucesso e o êxito

mestre ariano – o sucesso e o êxito

arianosuassuna_foto_gilsoncamargo_curitiba_27_10_09a
Ariano Suassuna durante coletiva de imprensa em Curitiba, por ocasião de sua participação no projeto “Vozes de  Mestres – Festival Internacional de Cultura Popular”.

Eu faço muita distinção entre êxito e sucesso… Quem é que vai se lembrar da Madonna no século 22 ou 23? Sucesso por natureza é uma coisa efêmera, passa logo. Eu duvido se você se lembra do nome do maior violinista do século 18, lembra? Não, nem eu. Do século 19 ainda lembro, foi Paganini, mas, do 18 já não sei mais, e olha que ser violinista ainda é um negócio importante. Agora imagina as Bandas Calypso do século 18? Daqui há 20 anos já ninguém lembra, quanto mais daqui a 200! Isso é o sucesso.

arianosuassuna_foto_gilsoncamargo_curitiba_27_10_09

Aí alguém diz: Você tá sendo melancólico. Ora, a coisa mais melancólica do mundo é roqueiro velho, não é não? Quando é jovem ainda vai, mas, depois de velho é muito melancólico. Esses dias eu tava vendo na tevê os Rolling Stones e foi a coisa mais melancólica que eu já vi, aquilo… aquele bando de velhinho, mais velhinho do que eu, se vestindo de moço e tocando aquelas guitarrinhas. Nhóin Nhóin Nhóin. Muito melancólico… falta de compostura!

Euclides da Cunha não tem nem um décimo do sucesso e é muito menos conhecido do que qualquer banda punk funk por aí, mas, vai atravessar os séculos! Os Sertões é um êxito! Enquanto houver a língua portuguesa, enquanto existir um país chamado Brasil a gente vai saber que um homem chamado Euclides da Cunha escreveu um livro fundamental pra formação da nação. Como Guimarães Rosa escreveu Grande Sertão Veredas. É o que eu chamo de êxito.



2 comentários para “mestre ariano – o sucesso e o êxito”

  1. Thadeu W disse:

    Putas fotos, Gilson.
    Absolutamente geniais.

    Abraço

    Thadeu

  2. Ana Carolina disse:

    Que coisa boa essa segunda foto! foto puramente suassuna! eita!

Deixe seu comentário

Ao acessar, percorrer e utilizar o site www.gilsoncamargo.com.br e seus sub-domínios, você estará aceitando as condições e termos aqui expressos, sendo responsável único e exclusivo, perante terceiros, sobre a (i) veracidade, (ii) legalidade, (iii) exatidão e (iv) boa-educação das informações que prestar e gerar nas caixas de comentários, isentando o mantenedor da página, de forma irrevogável e irretratável, de qualquer reclamação oriunda do mau-uso da página, pelo usuário. Se tiver qualquer dúvida a respeito de tais atributos, não comente.