Olhar Comum » Arquivo » polvo à galega

polvo à galega

_DSC9998a1

Sabe aquele polvo que está congelado no freezer e você sempre acreditou que bom mesmo seria cozinhar um fresco? Pois, lendo algumas receitas de como prepará-lo à moda galega fiquei sabendo que, em varias regiões, logo que capturado o polvo é golpeado para que a carne fique mais tenra, mas, que o seu congelamento pode produzir o mesmo efeito.

A preparação deste delicioso prato – e que sem dúvida o lugar maravilhoso agregou notas ao sabor – começou um dia antes, pois o polvo estava congelado e o ideal é descongelar lentamente na geladeira. Mas, se você mora em um lugar frio como Curitiba não precisa se preocupar com isso, basta apenas deixá-lo algumas horas sobre a pia.

Quando o bichinho estiver descongelado, coloque uma panela de pressão com água, louro, sementes de pimenta e uma cebola para ferver. Quando a água levantar fervura, segure o polvo pela carcaça da cabeça, mergulhe os tentáculos e retire da água 3 vezes por 15 segundos cada vez. Solte-o nesta água temperada, sem sal, tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por 40 minutos.

Retire o polvo, corte os tentáculos em rodelas e separe. Cozinhe algumas batatas e corte-as também em rodelas. Então, é só montar em uma travessa o polvo e as batatas, colocando sal, pimenta do reino, páprica doce (pimentón dulce) e um bom azeite de oliva.

Aqueça o azeite e derrame-o sobre o polvo para finalizar o prato.

Tuca Nissel

_DSC0035a

_DSC0036aweb1

_DSC0042a1

Vila da Glória, São Francisco do Sul/SC. 



Deixe seu comentário

Ao acessar, percorrer e utilizar o site www.gilsoncamargo.com.br e seus sub-domínios, você estará aceitando as condições e termos aqui expressos, sendo responsável único e exclusivo, perante terceiros, sobre a (i) veracidade, (ii) legalidade, (iii) exatidão e (iv) boa-educação das informações que prestar e gerar nas caixas de comentários, isentando o mantenedor da página, de forma irrevogável e irretratável, de qualquer reclamação oriunda do mau-uso da página, pelo usuário. Se tiver qualquer dúvida a respeito de tais atributos, não comente.